A era digital, assim como nos mais diversos setores, também chegou à Medicina. Entre as tecnologias que vêm se destacando nesse cenário está a cirurgia robótica, que auxilia amplamente os cirurgiões e beneficia pacientes.
Dados apontam que, no mundo todo, um procedimento robótico é realizado a cada 36 segundos e o crescimento permanece acelerado. Apenas no Brasil, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 500% no número de cirurgias realizadas.
No entanto, ainda se trata de uma novidade. Por isso, deve ser esclarecida, de forma com que cada vez mais pessoas saibam como funciona e o seu o potencial no tratamento das mais diversas doenças e especialidades médicas.
O que diferencia a cirurgia robótica das convencionais
A tecnologia trouxe inúmeras possibilidades em relação à precisão e segurança dos procedimentos. Um exemplo é que os braços robóticos têm a capacidade de simular o movimento do punho, com 360 graus de rotação. Outros diferenciais são:
– visão magnificada em 15 vezes, com imagens Full HD em 3D, essenciais para dar a dimensão de profundidade;
– manuseio seguro dos instrumentos cirúrgicos, pois a plataforma conta com dispositivos de segurança diante do comando do console;
– caso o médico precise retirar o rosto da tela de controle, o robô aciona um dispositivo que trava instantaneamente o equipamento, evitando danos ao paciente;
– os instrumentos multiarticulados captam o movimento do cirurgião cerca de 1300 vezes por segundo, filtrando tremores e erros e gerando o movimento nos instrumentos.
Como funciona o procedimento
Vale frisar que não é o robô que realiza a cirurgia. Na prática, funciona assim: a equipe cirúrgica realiza o posicionamento do paciente e dos acessos laparoscópicos (5 ou 6 orifícios entre 0,5 a 1cm na parede abdominal) onde são acoplados os braços robóticos e pinças.
Enquanto o cirurgião permanece sentado num console transmitindo os movimentos aos braços robóticos, que atuam como a mão humana, há sempre um membro da equipe médica junto ao paciente.
Vantagens da cirurgia robótica para os pacientes
A cirurgia robótica traz diversos benefícios aos pacientes em relação aos procedimentos convencionais. Entre os principais estão:
– menor invasividade no procedimento;
– maior liberdade de movimentos cirúrgicos e maior precisão;
– menor dor operatória e menos sangramentos;
– tempo de recuperação mais rápido, o que reduz também o período de internação hospitalar;
– retorno mais precoce às atividades de rotina;
– incisões discretas, reduzindo cicatrizes e aparecimento de hérnias.
A cirurgia robótica conta com equipe altamente especializada, desde o cirurgião até o técnico auxiliar de sala, todos treinados para oferecer a melhor performance possível. Para saber mais sobre os procedimentos realizados pelo IPCR, entre em contato.