Cada vez mais brasileiros estão obesos. Conforme os últimos dados do IBGE (2019), uma a cada quatro pessoas com 18 anos ou mais está obesa no Brasil, o equivalente a 41 milhões de homens e mulheres. O que muitos não sabem é que a obesidade é um grave problema de saúde, pois pode desencadear diversas outras doenças. Para tratá-la e, consequentemente reduzir os riscos de comorbidades, uma das técnicas mais efetivas é a cirurgia bariátrica.

Existem vantagens e desvantagens neste procedimento, mas os prós certamente são maiores do que os contras. Para esclarecer melhor sobre elas, conversamos com o cirurgião bariátrico, Dr. Marlon Rangel. Confira!

O que é a cirurgia bariátrica?

Cirurgia bariátrica é o nome dado às diferentes técnicas que alteram o estômago e, por vezes, o intestino, para minimizar o volume de alimentos ingeridos e a absorção de nutrientes, respectivamente.

O principal objetivo é reduzir o excesso de gordura corporal, ou seja, tratar a obesidade. É importante dizer que essa cirurgia é feita após o paciente ter tentado outros métodos clínicos de tratamento, mas sem sucesso no emagrecimento.

Vantagens da cirurgia bariátrica

Há diversas vantagens na realização da cirurgia bariátrica, a começar pelo tratamento de uma doença grave e crônica como a obesidade. Veja outros benefícios importantes:

Emagrecimento

A principal vantagem é a melhora da saúde do paciente, com a perda de 40% ou mais do excesso de peso corporal.

Mais saúde

Como falamos acima, o principal ganho do paciente é em saúde, pois, ao emagrecer, ele tem mais disposição e qualidade de vida, além de reduzir as chances de desenvolver outras doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, vários tipos de câncer, entre outras.

Aumento da autoestima

Também podemos dizer que o aumento da autoestima do paciente é uma das vantagens com a cirurgia bariátrica, não somente pelo fato de emagrecer em si, que já traz melhorias na imagem pessoal, mas também porque o paciente passa a se sentir melhor e mais disposto, vencendo barreiras, como a limitação física para realizar atividades do dia a dia, melhorando seu humor, a ansiedade e até mesmo quadros de depressão.

Quais são as desvantagens com a cirurgia bariátrica

Antes do procedimento, é importante o paciente ter consciência do quanto os resultados também dependem dele, pois é preciso haver mudanças importantes no estilo de vida, envolvendo dieta, acompanhamento psicológico e prática de exercícios físicos.

Entre as desvantagens com a cirurgia podemos citar a deficiência de nutrientes, o que exige a suplementação por parte do paciente, e chances pequenas de ocorrer complicações (1%), como trombose, assim como em todo procedimento cirúrgico.

Cirurgia bariátrica robótica: inovação no tratamento da obesidade

Um grande avanço no tratamento da obesidade é, sem dúvida, a cirurgia robótica. Isso porque é uma técnica minimamente invasiva, assistida por um robô, que oferece mais precisão ao cirurgião e vantagens ao paciente. Entre elas estão:

  • melhor visão cirúrgica;
  • maior amplitude de movimento ao cirurgião;
  • redução no risco de tremores;
  • incisões menores;
  • recuperação mais rápida e com menos dor para o paciente.
  • retorno precoce às atividades.

Por ser minimamente invasiva, a cirurgia robótica é uma boa opção também para pacientes com idade avançada ou portadores de comorbidades, pois os riscos de complicações com este procedimento são ainda menores e a recuperação menos traumática.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens com a cirurgia bariátrica, converse com um especialista, e saiba qual a melhor indicação para você, se necessário for.

Quer saber mais sobre estes e outros assuntos? Acompanhe as redes sociais do IPCR!