A obesidade é uma doença multifatorial, que envolve aspectos físicos, mentais, comportamentais e biológicos. Por esse motivo, quando há indicação de tratamento pela cirurgia bariátrica, é necessário que haja um suporte multidisciplinar ao paciente.

Por esse motivo, além do cirurgião, há uma equipe de profissionais que fazem o acompanhamento pré e pós-operatório, o que é fundamental para garantir bons resultados com o tratamento.

Para esclarecer este assunto, conversamos com o cirurgião bariátrico, Dr. Marlon Rangel. Confira a seguir!

Qual o papel da equipe multidisciplinar?

A obesidade envolve múltiplos fatores, os quais devem ser atendidos individualmente. Por isso, no momento em que o paciente descobre que é candidato à cirurgia bariátrica, ele passa a se consultar com profissionais de diversas especialidades, para uma ampla avaliação da saúde física e mental. Além disso, dá início aos protocolos e cuidados necessários para o procedimento.

Quem são os profissionais que fazem parte desse time?

Veja agora quais são os profissionais que o paciente bariátrico deve consultar desde o início do planejamento da cirurgia até os anos posteriores ao procedimento, bem como o papel de cada um deles nesse processo:

  • cirurgião bariátrico: é o primeiro médico a avaliar o paciente diagnosticado com obesidade, verificando se cumpre os requisitos para uma possível cirurgia e seu estado geral de saúde, além de esclarecer todas as questões que o mesmo tenha. Se o procedimento for liberado, é este especialista que o realiza e dá seguimento no acompanhamento pós-operatório;
  • psicólogo: este profissional está presente em todas as etapas que envolvem a cirurgia bariátrica. Antes do procedimento, avalia, por exemplo, o estado emocional do paciente, a relação individual com a obesidade e as expectativas com o tratamento. Depois da cirurgia, o ajuda a lidar com questões como a ansiedade e as mudanças que terá que fazer em sua vida;
  • nutricionista: na fase pré-operatória, auxilia o paciente na perda de peso, para ter uma condição mais favorável durante a cirurgia. No pós-operatório, continua contribuindo na reeducação alimentar, orientando sobre as dietas necessárias em cada período e ajustando-a, sempre que preciso;
  • cardiologista: é o médico especialista que avalia a função cardíaca do paciente e seus exames pré-operatórios, com o objetivo de verificar se o mesmo tem condições de seguir para a cirurgia;
  • anestesista: antes da cirurgia, o paciente passa em consulta com este médico, que o entrevista e revê os exames realizados, de modo a preparar o protocolo anestésico mais adequado e conhecer possíveis riscos.

Outros profissionais também são de suma importância para o sucesso da cirurgia bariátrica, como a equipe de enfermagem, fisioterapeutas, preparadores físicos, entre outros.

É importante lembrar que o paciente continua sendo acompanhado por profissionais da equipe multidisciplinar mesmo após a cirurgia. Isso porque é necessário fazer uma análise regular do estado de saúde e das ações necessárias em cada etapa, de forma que os melhores resultados sejam obtidos a longo prazo.

Vale frisar que o sucesso do tratamento também depende, e muito, da mudança de hábitos do paciente, que precisam estar de acordo com o que é indicado pelo cirurgião bariátrico e equipe multidisciplinar.

Você é um possível candidato à cirurgia bariátrica? Nós, do Instituto Paranaense de Cirurgia Robótica, estamos prontos para te atender, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o procedimento e a técnica robótica. Entre em contato para mais informações ou agendamento de consultas!