Muitas mulheres precisam passar por uma histerectomia, cirurgia de retirada do útero, em função de problemas de saúde como miomas, endometriose profunda, hemorragias uterinas, dores pélvicas, prolapso dos órgãos pélvicos, doenças pré-malignas e câncer.

Quando esta intervenção é necessária, o organismo passa por alterações significativas, as quais levam as mulheres a terem efeitos no corpo e também na mente. Para falar sobre as principais mudanças, conversamos com o cirurgião oncológico com foco em tumores ginecológicos, Dr. Fabio Fin.

Como fica a menstruação após a retirada do útero?

Após a retirada do útero a mulher deixa de ter sangramento durante a menstruação, pois não existe tecido uterino para ser eliminado. Porém, o ciclo menstrual continua acontecendo.  Já nos casos em que os ovários também precisam ser removidos, a mulher entra na menopausa, pois os hormônios estrogênio e progesterona deixam de ser produzidos. Nestes casos, pode haver sintomas como ondas de calor e suor excessivo, entre outros.

A vida sexual muda?

Na maioria dos casos após a retirada total do útero, seja com ou sem o colo, a relação sexual ocorre de modo normal. Inclusive, para muitas, o alívio dos problemas que levaram ao procedimento, por exemplo, resultam em maior prazer sexual. Além disso, a vagina permanece com um tamanho proporcional e os hormônios que poderiam ser os responsáveis pela falta de libido continuam a ser produzidos.

Já nos procedimentos realizados na menopausa, devido à falta de hormônio, pode haver dor, desconforto ou secura vaginal durante as relações, que podem ser tratadas com o uso de hormônio local, hidratantes vaginais sem hormônios ou mesmo reposição por via oral. Essas condutas dependem de cada caso devem ser prescritas pelo médico.

É necessário continuar realizando o exame de Papanicolau?

As mulheres que não tiveram o colo do útero removido durante a histerectomia precisam continuar fazendo exames preventivos de Papanicolau regularmente a cada dois anos. Isso porque os riscos de doenças como o câncer na região permanecem os mesmos.

Quais são as mudanças em relação à mente?

A maioria das mulheres relata melhora no humor e uma maior sensação de bem-estar após uma cirurgia de retirada do útero, já que deixam de ter os sintomas que as incomodavam. Porém, aquelas que apresentavam depressão anteriormente ou em risco de desenvolver a doença devem ser acompanhadas por psicólogos ou psiquiatras.

A depressão após a histerectomia é mais comum se o procedimento ocorrer devido a um diagnóstico de câncer ou doença grave, e não como uma operação eletiva. Outros fatores de risco para o desenvolvimento da condição são idade inferior a 40 anos e em mulheres sem filhos que ainda tinham a expectativa de engravidar.

Fica mais fácil engordar com a retirada do útero?

Algumas mulheres podem relatar um aumento mais fácil do peso após a cirurgia. Entretanto, não existe uma relação específica já estabelecida. Por outro lado, é possível que o ganho de peso esteja relacionado com alterações hormonais, já que pode haver uma maior concentração de hormônios masculinos do que femininos circulando no organismo, o que pode favorecer o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Estas são algumas dúvidas comuns sobre as mudanças no corpo após uma histerectomia. Vale frisar que atualmente é possível realizar o procedimento pela técnica robótica, que traz vantagens como maior precisão do cirurgião e recuperação mais rápida das pacientes.

Se você gostou deste conteúdo, veja o artigo com informações sobre a endometriose!